Perguntas Frequentes

O IBJC é uma entidade acreditada?

Sim!

O Instituto Bento de Jesus Caraça é uma entidade certificada pela DGERT -  Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho para os vários domínios da formação, incluindo a formação a distância, sendo um claro sinal do nosso comprometimento com a qualidade da formação que realizamos.

Consulte aqui os nossos Domínios de Intervenção da Certificação

Como sei que cursos que o IBJC tem disponíveis para frequentar?

Os nossos cursos estão publicados neste site que é actualizado com regularidade. Para consultar já os cursos disponíveis, clique aqui!

Como é possível efectuar a inscrição nos cursos?

Para aceder aos nossos cursos, primeiro deve registar-se no nosso site. Irá assim obter as credenciais para aceder à nossa plataforma e interagir connosco de uma forma personalizada. Registe-se!

Em seguida consulte os nossos cursos disponíveis no nosso site e inscreva-se usando as credenciais fornecidas. Clique aqui para aceder à página de consulta de cursos.

Em caso de impossibilidade de efectuar o seu registo online, também pode contactar o IBJC pelo telefone: 21 323 6500

Quais são os documentos a apresentar?

Os documentos a apresentar, após o processo de selecção e contacto dos(as) candidatos(as), para um determinado cursos são:

  • Uma fotocópia do Documento de Identificação;
  • Uma fotocópia do Certificado de Habilitações;

Quais são as condições de participação nos cursos?

As condições de participação nos cursos são divulgadas na altura da divulgação dos mesmos.

Nos cursos realizados a distância do IBJC pela Internet (modelo de formação a distância), os formandos deverão possuir acesso à Internet, no sentido de puderem aceder frequentemente ao Centro de Formação Virtual a Distância do IBJC e efectuar as necessárias pesquisas de informação, indispensáveis ao auto-estudo.

Deste modo, o acesso à Internet é indispensável.

Qual é o custo da participação nos cursos?

Nenhum!

Nos cursos co-financiados, os/as formandos/as não têm que pagar qualquer taxa de participação. Os/as formandos/as podem, inclusivamente, ter direito a um subsídio de refeição, indexado ao valor do subsídio praticado na Administração Pública.

A única excepção diz respeito ao curso de Formação Inicial Pedagógica de Formadores/as e Workshops que implicam o pagamento de uma taxa, diferenciada para membros e não-membros de estruturas sindicais filiadas na CGTP-IN.

Qual é o modelo de formação a distância utilizado?

O modelo utilizado é misto - formação a distância e presencial.

Intercala sessões presenciais – normalmente aos sábados e de 15 em 15 dias – com a formação a distância, realizada entre sessões presenciais e assistida a distância através da Internet. No decorrer do curso, o/a formando/a define e desenvolve um projecto individual, devidamente enquadrado nos objectivos da acção e sempre assistido pelos diversos formadores/as. Esse projecto deve reflectir problemas do quotidiano do/a formando/a, que serão progressivamente resolvidos à medida que este assimila e integra os conhecimentos adquiridos ao longo dos vários módulos.

Qual é a plataforma a partir da qual se efectua a formação a distância?

O IBJC está actualmente a efectuar a migração para uma nova plataforma MOODLE, obedecendo a uma visão de ampliação e renovação das tecnologias Web para apoio na formação a distância.

Quando se iniciam os cursos, alguém me avisa?

Os nossos cursos iniciam-se sempre que estejam reunidas 20 inscrições confirmadas. Sem esse número não nos é possível iniciar nenhum curso do nosso programa de formação.

Assim, completado o número de inscrições mínimo para o início de cada curso (consulte as FAQ - Como é possível efectuar a inscrição nos cursos) e verificada a elegibilidade dos/as candidatos/as, o responsável pelo processo de selecção de formandos/as confirma – por telefone e e-mail – as inscrições e a disponibilidade dos candidatos/as para a frequência do curso. Finalmente, os Serviços Administrativos do IBJC informarão todos os/as candidatos/as efectivos sobre o calendário e o início do curso.

Como posso reclamar ou contactar o IBJC?

Este site tem o sistema de contacto e de reclamação online para facilitar o seu contacto connosco. Clique nos links que se seguem:

Acções do Documento
Pesquisa de Cursos

:
:
:

Licença Creative Commons Este website está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.