O IBJC - A diferença que queremos fazer!

O curso EFA de Coimbra, Assistente Administrativo para trabalhadores e trabalhadoras desempregados, pode constituir um exemplo concreto do que significa o esforço de integração, que o IBJC desenvolve, para que os seus formandos se sintam parte de alguma coisa.

É sabido que em situações de grande fragilidade social, um trabalhador desempregado sente, como ninguém, o resultado a desagregação das conexões que a ligam à sociedade. O papel da formação de desempregados, neste domínio, é fundamental, quer pelo apoio financeiro que significa, quer pela oportunidade de acesso a uma formação qualificante estruturada.

Contudo, não poucas vezes, apenas os dois factores enumerados podem não ser suficientes para o desenvolvimento de uma motivação interior que permita a recuperação psicológica e social das vítimas do flagelo social que é o desemprego.

O IBJC, vastas vezes tem procurado transmitir que existe uma diferença enorme entre a formação desenvolvida pelos diversos centros de formação que operam no mercado, e a formação profissional desenvolvida por uma organização que, pela sua génese, identidade e ligação ao movimento sindical se coloca ao serviço da causa dos trabalhadores.

O exemplo reportado nestas fotos é ilustrativo dessa diferença. Em qualquer contexto formativo é possível fomentar, junto dos formandos, a ideia de participação para a transformação social, para o combate às desigualdades e para a conquista de uma sociedade mais justa.

“Já há muito tempo que não me sentia parte de algo importante” - Palavras de um dos formandos, que revelam a importância do contexto formativo que o IBC proporciona. É da recuperação para a vida em sociedade que falamos, mas não apenas, falamos também de uma recuperação socialmente mais consciente e identificada com os valores da CGTP-IN. É isto que tentamos fazer!

“Foi uma experiência gratificante ver um grupo de 20 desempregados, pessoas em condição socioeconomicamente bastante desfavorável, disponibilizarem-se para a participação na luta por uma causa que é também a deles” - Palavras de Ramiro, funcionário da União de Coimbra ao serviço do IBJC como Técnico Administrativo do curso.

É esta a diferença que queremos fazer!

Acções do Documento
classificado em: , ,
Pesquisa de Cursos

:
:
:

Licença Creative Commons Este website está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.